As novas restrições para os chips que o governo atual de Biden está obrigando as empresas colocarem em seus produtos, estão sendo criticadas principalmente pela Nvidia que é líder nesse ramo de atuação, isso impactou negativamente as suas ações. Com o rumor dessas novas sanções as ações da Nvidia desvalorizaram cerca de 2,6% durante as negociações da manhã dessa Sexta-feira.
Possíveis consequências das novas restrições
As novas limitações para a exportação, supostamente incluirão 3 níveis de restrições em seus chips, já as nações aliadas terão acesso total aos chips fabricados nos Estados Unidos, mas adicionam limitações aos países não aliados. Empresas em nações que enfrentam esses limites, são países considerados adversários dos Estados Unidos e não poderão importar semicondutores sem essas limitações. Os controles de exportação de chips para IA do atual presidente Joe Biden, restringe a venda de chips de IA das empresas dos Estado Unidos, como a Nvidia, para outros países e empresas específicas. Essas novas regras, que estão sendo esperadas dias antes de Biden deixar o cargo no governo, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de IA entre os países aliados dos Estados Unidos, segundo fontes confiáveis.
O que o vice-presidente da NVIDIA Ned Finkle acha sobre isso?
O vice-presidente de assuntos governamentais da Nvidia Ned Finkle, declarou a Bloomberg: “Essa política protecionista poderá afetar os computadores em todos os países ao redor do mundo, isso não irá aumentar a segurança nacional. Ned Finkle também disse que essas limitações para a exportação é simplesmente um disfarce para uma ação contra a China e que não tem lógica alguma fazer esse tipo de controle já que computadores de data centers e computadores do mundo todo já estão usando a tecnologia. Essa política de feita na última hora pelo governo Biden será criticada pela indústria dos Estados Unidos e pelo restante do mundo, gostaríamos que o presidente Biden não se antecipe ao novo presidente Trump ao colocar uma política que só prejudicará a economia dos Estados Unidos e fará a América retroceder.”
Considerações finais do presidente executivo da NVIDIA Jensen Huang
Apesar dessas sanções que poderão acontecer, o presidente executivo da Nvidia Jensen Huang, falou no início desta semana que está aberto ao diálogo com o novo presidente Trump para ajudar com a política de IA, para que ela seja boa para ambos os lados.
Sobre a empresa NVIDIA e em que mercado ela atua
NVIDIA é a empresa líder mundial em computação de Inteligência Artificial. Ela projeta unidades de processamentos gráficos conhecidas como “GPU”, usadas em diversos seguimentos da tecnologia para modelagem de IA de alto desempenho em nuvens, data centers e workstations, também é amplamente utilizados em jogos, inteligência artificial (IA), computação de alto desempenho (HPC) e veículos autônomos. Fundada em 1993 por Jensen Huang, Chris Malachowsky e Curtis Priem, a NVIDIA desenvolve sistemas de IA, software e soluções para realidade virtual e aumentada. Um exemplo é a plataforma NVIDIA Omniverse, usada para criar e operar aplicações do metaverso. Líder em várias áreas tecnológicas, suas soluções são usadas por mais de 35.000 empresas ao redor do mundo, em projetos que vão desde a astrofísica até a genômica e a ciência climática. Recentemente, a NVIDIA anunciou planos para lançar uma CPU baseada na arquitetura Arm voltada para PCs, o que pode mudar o cenário atual dominado por Intel e AMD.